7 de maio de 2009

Corrupção

Agora ficou mais facil de acompanhar, se você como eu, é dos que já nem consegue lembrar mais de qual é o ultimo escandalo, os seus problemas acabaram o Diário do Comércio de São Paulo, acaba de lançar o Museu da Corrupção

Ao contrario do que seria de esperar o museu virtual esta sempre atualizado, e permite acompanhar a corrupçào endemica no Brasil desde a decada de 1970. Não que não tivesse antes, mas de algum ponto deveria começar o projeto. A partir do trabalho de pesquisadores e estudiosos do assunto, será possivel voltar no tempo até o Brasil colonia.

O Museu esta organizado em varios ambientes virtuais, como a Sala dos Escandalos, a Cronologia dos Escandalos e as Operações da Policia Federal. Tambem tem espaço para a Arquitetura da Corrupção e a Galeria Edemar Cid Ferreira. Uma Sala Multimidia e uma loja para os visitantes do Museu completam o projeto.

Aproveite e faça uma visita, mesmo que não encontre ainda, nenhum dos expõentes da nossa corrupçãozinha local, uma visita a Arquitetura da Corrupção sera alem de instrutivo, esclarecedor. Na loja virtual, poderá adquirir lindos presentes para surpreender algum dos politicos em que votou nas ultimas eleições, dificilmente saira da loja decepcionado, tem propostas para todos os orçamentos, desde uma mudança de zoneamento ou uma comissãozinha, para uma licitação quaisquer, até para grandes obras publicas e contratos terceirizados de longa duração.

Prestigie, conheça a nossa historia.

Como amostra um texto da rica livraria do Museu:

"Ali aconteceu a primeira maracutaia do Brasil!"

Um dia desses estávamos na Cidade Alta, de Porto Seguro, e o pequeno guia baiano apontou para os recifes, ou arrecifes, como alguns preferem que garantem a defesa natural da cidade, onde Cabral desembarcou para descobrir esta terra. Segundo o guia, Pero Vaz e Caminha, o escriba da expedição, escreveu, em sua segunda carta endereçada ao Rei D.Manoel I, "O Venturoso", pedido de alta quantia em dinheiro destinada a construção de um recife para proteção da terra descoberta contra ações de nações inimigas ou piratas. E o dinheiro foi enviado pela Coroa. Não se sabe seu destino mas começamos bem, não é?

Será que houve alguma antes dessa? Só mesmo uma CPI parta descobrir.

Antes, nunca ouvi falar, mas lá mesmo, em Porto Seguro, como conta o pequeno guia - não só ele, todos os que acompanham turistas em suas visitas à cidade e também o dono de uma pequena livraria/sebo - tempos depois, já no século passado, desapareceu o Marco do Descobrimento, que veio de Portugal entre 1503 e 1526 simbolizando o poder da coroa portuguesa. Todo em pedra de cantaria, de um lado foi esculpido a Ordem de Avis e do outro o Brasão de Armas de Portugal.

Foi descoberto num açougue da cidade, usado como base para corte de carne. Recuperado, alguns centímetros menor, está exposto na praça Pero Campos de Tourinho, Cidade Alta, Porto Seguro, Bahia, Brasil.

Chicolelis - jornalista


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...