27 de maio de 2009

Mais Estado


Falar de mais ou menos estado, parece nos levar a uma discussão ideológica sobre modelo de sociedade, sobre o papel do estado e principalmente sobre liberdade.

Porém a falta de estado, representada pela ausência contumaz dos serviços mínimos na maioria das situações quotidianas que envolvem o cidadão e a sociedade, representa um elevado custo social e deve ser encarado com seriedade por todos e cada um de nós.

A presença do estado, esta representada por uma sucessão de pequenas ações diárias e constantes que nos lembram de nossa vida em sociedade e da necessidade de princípios mínimos de ordem, respeito e cidadania. A ausência de faixas de pedestre na frente de escolas e locais públicos, a falta de sinaleiros em cruzamentos perigosos, que tenham ocasionado acidentes de transito ou atropelamentos. A falta de manutenção publica em parques, praças e passeios públicos.

A ausência de policiamento ostensivo em locais de aglomeração de publico, estimula a invasão de flanelinhas, ambulantes, camelos e outros modelos de privatização de espaços públicos. O excesso de ruído, em horários de descanso, sem que as autoridades se façam presentes e tomem as providencias necessárias, são exemplos da omissão do poder publico. A iluminação publica escassa ou inexistente em ruas e logradouros ou a inexistência de placas indicadoras dos nomes das ruas e praças, são alguns dos muitos exemplos diários e constantes da falta de estado. E a falta de estado, de autoridade abre espaço para que outros ocupem o seu lugar.

Quanto mais o Estado, entendido como o conjunto das suas ações e das suas responsabilidades e obrigações, para com a sociedade a que representa e quem se deve, se faça presente com serviços. menos a sociedade ficará exposta aos ataques de flanelinhas, malandros e outros oportunistas de plantão.

O problema é que o estado se dedica a fazer o que não deveria fazer, ocupando o espaço que deveria ser da iniciativa privada e deixa de fazer aquilo que é a sua obrigação, abandonando a sociedade a quem deve representar e servir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...