24 de fevereiro de 2013

Caderno de viagem

Mercado direto do produtor



Para proteger o pequeno produtor dos grandes mercados e para colocar na mesa produtos mais frescos e mais econômicos os mercados Direto do produtor são boas alternativas, muito populares na maioria das cidades europeias. É importante não confundir este tipo de proposta com as feiras livres, espaços em que quem vende são os feirantes

3 comentários:

  1. A esse respeito meu caro Jordi, gostaria de registrar que nessa semana, em Florianópolis, um mercado desse tipo, lá chamado de "Direto do Campo", instituído no governo Sérgio Grando ha 19 anos atrás, e funcionando em local central de facil acesso desde então (compramos muitos e excelentes produtos lá, minha mulher e eu), foi simplesmente desmontado e demolido porque estava instalado em local pertencente à União, através de convênio. União esta que reinvindicou o terreno para lá erguer algumas tôrres conforme sua necessidade.
    Ficava no Atêrro da Baía Sul. Algumas pessoas não gostavam daquilo, porque achavam que o atêrro, pago por todos os catarinenses, deveria ter "destino mais nobre".
    Parece que agora terá.

    E Jordi, a julgar pelas tuas fotos, o Direto do Campo de Florianópolis era bem mais organizado até.

    Aproveito a oportunidade para sugerir à equipe da atual gestão municipal aqui em Joinville, que estude a idéia. Mas acho que aqui também deve haver quem não goste...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nelson,
      As fotos não são grande coisa, foi quase no final da feira. O que muda no modelo é que quem vende é o mesmo produtor diretamente. Cada um vende os seus produtos.
      Concordo com a ideia que é um modelo que poderia ser implantado aqui.
      Produtos frescos de qualidade a preços melhores, para o comprador e para o produtor.

      Excluir
    2. Entendi Jordi. Não sei exatamente se o "Direto do Campo" de Florianópolis também seguia esse modelo, ou se havia alguma interferência administrativa da Prefeitura.
      Só sei com certeza, por ter sido usuário, que o sistema era muito bom. Funcionava na base de preço único para a maioria dos produtos, exceto alguns, mais sofisticados. E os produtos eram sempre frescos e de boa qualidade, a um preço bem menor.
      Sinto falta de algo parecido aqui em Joinville, e infelizmente acho que os manezinhos agora também sentirão.

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...