14 de fevereiro de 2013

As mariposas e a luz






As mariposas e a luz
É sabida a atração que as mariposas têm pela luz. São atraídas por ela num baile que não poucas vezes acaba inclusive de forma trágica.

Como sucede com as mariposas, há pessoas que sentem uma atração quase mórbida por holofotes, microfones e câmeras. Não podem ver um jornalista que correm a dar entrevista. E se não tem muito para dizer o resultado acaba sendo uma sobre-exposição. Uma boa assessoria deve recomendar qual é o nível adequado de exposição para quem tem uma predisposição natural em se sentir, como as mariposas, atraído pela luz intensa.

Se há disponibilidade para participar de tudo quanto é programa de entrevistas tanto em radio, como em televisão é provável que este faltando o que fazer. Entre políticos é voz comum que aquele que não tem muito que fazer acaba arrumando o que fazer e isso não sempre é bom. O ideal é concentrar-se no trabalho, mostrar quanto antes resultados e procurar dedicar menos tempo a dizer o que será feito. As pessoas e principalmente os eleitores já aprenderam a diferenciar entre o discurso e a pratica. Nada fala mais alto que o resultado do nosso trabalho.

Políticos confundem, com frequência, a diferença entre o mundo real e o mundo da fantasia e acreditam que o lançamento da pedra fundamental de uma obra, a assinatura da ordem de serviço ou a instalação do canteiro de obra são fatos concretos e que a obra será concluída no prazo e dentro do custo orçado. Sabemos que não há nada mais longe da verdade. Como no dito popular: “Del dicho al hecho hay mucho trecho”  numa tradução livre poderíamos dizer que há uma grande distância entre a palavra e a ação, ou encontraremos na cultura popular  outra forma de transmitir a mesma mensagem “Dizer é fácil, Fazer é difícil”. Até agora a parte fácil esta sendo feita de forma exuberante, esta começando a chegar a hora de fazer a difícil.

Alguém deveria lembrar que foram eleitos para governar, não para passar o dia dando entrevistas e recomendar aos nossos políticos locais que cuidem um pouco mais sua imagem e que não cometam o erro da sobre-exposição antes de hora. Acredito que devem contar com uma boa equipe de assessores que os aconselhem. Se não os tem, uma recomendação é ter um espelho em casa.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...