17 de fevereiro de 2012

Lendas urbanas (*)


Lendas urbanas

Lendas urbanas são historias que mesmo não sendo verdadeiras, todo o mundo acredita, tem gente que jura que são autenticas e os mais crédulos ainda acrescentam detalhes que as fazem mais verossímeis. As lendas urbanas pipocam por todos lados, atravessam o mundo de um a outro extremo em questão de horas. A internet tem feito que a sua disseminação se produza a uma velocidade vertiginosa e para colocar um pouco mais de emoção ao tema tem gente empenhada em produzir novas lendas urbanas a cada dia.

Algumas das mais conhecidas são as que asseguram que nos livros de texto americanos a Amazônia é apresentada como uma reserva mundial sob o governo das Nações Unidas. Historias de animais estranhos, de contatos com extraterrestres, de tesouros gigantescos ou qualquer outra fantasia que com a ajuda de credibilidade de uns e o apoio da tecnologia se espalham e para muitos ilusos se convertem em verdades absolutas e inquestionáveis.

Por citar alguns casos que nos são mais próximos, há quem acredite que todas as obras que não foram projetadas, contratadas e executadas em três anos, serão concluídas em poucos meses. Há quem acredite que a duplicação da BR- 280 é questão de semanas ou meses. Os próprios parques do Fonplata entram no seleto grupo das lendas urbanas consolidadas. No mesmo rol podemos incluir o asfaltamento da estrada do Rio do Morro, as obras da Rua Timbo ou a passarela frente à Câmara de Vereadores que alguns asseguram até ter fotografado. Há quem jure de pés juntos que como numa moderna tapeçaria de Penélope os buracos que são consertados durante o dia são reabertos a noite.

As lendas urbanas ganham força quando as eleições se aproximam a honestidade, seriedade e integridade de alguns políticos conhecidos passa a ser vista como uma das mais fantasiosas lendas. A que relata com todo detalhe que um empresário conhecido amarrou os seus funcionários é outra lenda que aqui tem seguidores fieis. A que assegura que o valor da passagem do transporte coletivo baixará algum dia ou que as intenções de voto que aparecem nas pesquisas se materializarão em votos nas urnas são outras lendas urbanas consolidadas. É recomendável verificar bem, antes de acreditar piamente em metade das coisas que nos contam, se a historia envolve políticos o nível de desconfiança deve ser reduzido ainda mais e em ano eleitoral é bom não acreditar em mais de 5%.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...