1 de fevereiro de 2012

Grandes logros do planejamento (*)



Pode parecer que a equipe que hoje tem sob sua responsabilidade o planejamento de Joinville,  não tem o mesmo nível de competência, que outras que no passado tiveram a mesma responsabilidade. Achar que as suas propostas e intervenções são menos brilhantes que outras apresentadas no passado é uma injustiça. Joinville teve ao longo dos anos uma boa tradição de planejamento. Ainda que não todos os projetos tenham saído do papel, como foram concebidos é bom lembrar de alguns destes projetos.

Um dos projetos concebidos no passado é o que previa o corte e retirada total do morro do Boa Vista e a utilização de todo o barro para terraplenagem dos manguezais, permitiria, se implantado, grandes resultados, entre eles o de melhorar as condições de insolação e de ventilação da cidade, ao remover o obstáculo que o morro representa, a cidade passaria a receber a brisa do mar. Alem de criar um enorme área plana e urbanizavel, no que hoje é só um morro ocupado por mato, com pouco valor imobiliário. O projeto permitiria também a ocupação, depois de convenientemente aterrado, de uma área hoje tomada por mangue e alguns caranguejos. Parte deste projeto foi implantado em gestões passadas, com o aproveitamento de material dragado do próprio manguezal e permitiu a formação de algumas fortunas e a eleição de vários políticos.

Outro projeto menos conhecido ainda, porem não menos brilhante, era aquele que tinha como objetivo, converter o mangue numa gigantesca lagoa de decantação, a genialidade do projeto, estava alicerçado na função que o manguezal realiza, de forma natural, a purificação e filtragem dos resíduos orgânicos de origem vegetal arrastados pela natureza, que sedimentam nas suas raízes e são convertidos em fértil solo orgânico. O projeto desenvolvido na secretaria de planejamento, precursora do IPPUJ, não foi adiante, mesmo representando custos muito baixos e economizando a construção de custosas lagoas de estabilização. A idéia de converter os manguezais numa lagoa de estabilização do esgoto domestico não tratado, esta sendo implantada desde faz algumas décadas, sem praticamente nenhum investimento publico. O projeto ainda traz como vantagem adicional que os caranguejos de Joinville, sejam maiores e mais saborosos que os de outras cidades litorâneas.

Não devemos duvidar da enorme capacidade de planejar o futuro que Joinville tem. Se alguns destes projetos brilhantes não tiveram sucesso, não deve nos desanimar. Serão substituídos por outros igualmente geniais e inviáveis. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...