28 de setembro de 2011

Defensas que não defendem


Defensas

O objetivo de instalar as chamadas “defensas” nas ruas é o de proteger ou defender os pedestres, evitar que possam atravessar fora dos lugares adequados, reduzindo o risco de atropelamentos, em definitiva, devem servir para melhorar o nível de segurança urbana. A sua utilização acabou distorcida, descaracterizada e servindo quase que exclusivamente para veicular publicidade, que além de poluir visualmente a cidade, acabam distraindo motoristas e aumentando a insegurança que deveriam reduzir.

Sem entrar no mérito do modelo de licitação que foi feito, que parece priorizar a veiculação da publicidade frente à segurança de pedestres e motoristas. É evidente que as defensas não estão colocadas para defender. A pergunta agora deve ser e agora Zé? Porque alguma coisa deve ser feita. Olhar para o outro lado ou fazer de conta que tudo este certo e que não há nenhum problema, como tem sido a atitude habitual dos responsáveis pela gestão e fiscalização destes contratos, não é nem correto, nem adequado.

Algumas perguntas podem ajudar a esclarecer o porquê desta distorção. A primeira, quais os pontos perigosos, de acordo com os estudos técnicos, que identificam um percentual elevado de atropelamentos de pedestres por atravessar fora da área determinada? E bom lembrar, mais uma vez, que este é o objetivo das ditas defensas. Segunda, quantas defensas sem publicidade devem ser instaladas por cada uma que veicule comercialmente publicidade? Em que pontos estão localizadas as defensas, detalhando as que veiculam publicidade e as outras. Finalmente, quantas defensas existem em Joinville, em que estado se encontram, o seu nível de manutenção. Será que o legislativo, no seu papel de fiscal do executivo, tem a informação?

São perguntas simples, que a Conurb deveria poder responder em menos de 24 horas, porque é imprescindível que disponha destes dados permanentemente atualizados para poder gerenciar, com transparência, o contrato com a empresa que detém a permissão de exploração de publicidade em defensas. Praticamente os mesmos questionamentos poderiam ser feitos com relação às placas de rua, que também são gerenciadas pela Conurb e como o contrato atual prevê a exploração comercial, como forma de remunerar a colocação de placas em todas as ruas da cidade, nada melhor que os dados sejam claros e transparentes. As respostas têm tudo para serem muito interessantes e reveladoras. 



Publicado no jornal A Noticia de Joinville SC

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