5 de outubro de 2013

Formando uma boa equipe


Para administrar um país, um estado, uma cidade ou uma empresa é imprescindível saber formar uma boa equipe. Não é mais possível gerenciar tudo nos menores detalhes, o modelo centralizador há sido superado pela complexidade da administração e saber escolher as pessoas certas é um dos maiores desafios que deve ser enfrentado.

Warren Buffett, na hora de contratar pessoas para formar a sua equipe, procura três características: Inteligência, energia e integridade e acha que se não tiver a ultima, não há que se preocupar em verificar se tem as outras duas. Como é difícil que encontremos candidatos que reúnam as três, acabamos escolhendo diversas combinações entre todas as possíveis. Em quanto a maioria considera que os estúpidos são o maior problema, estou convencido que os inteligentes sem integridade são muito piores. Com ou sem integridade é mais fácil ser liderado por uma pessoa pouco inteligente que por uma inteligente.

Erich Von Manstein, um dos maiores estrategistas militares da Alemanha de Hitler, considerava a Kurt Von Hammerstein-Equord ex- comandante em chefe do Ministério da defensa do Reich, um dos homens mais inteligentes que tinha conhecido. Ambos desenvolveram um interessante conceito de seleção de pessoal que já é amplamente seguido na iniciativa privada e poderia ser aplicado na administração pública, se o componente político partidário não tivesse um peso desproporcional no preenchimento dos cargos.


Eles dividiam os seus generais em quatro grupos. Há os inteligentes, os diligentes, os estúpidos e os preguiçosos. Em geral é possível encontrar indivíduos com duas características ao mesmo tempo. Alguns são inteligentes e diligentes, seus lugar é no gabinete do alto estado maior. Outro grupo é o dos estúpidos e preguiçosos, que formam aproximadamente 90% de cada exercito e são dirigidos para os trabalhos administrativos e de rotina. Qualquer um que seja ao mesmo tempo inteligente e preguiçoso é selecionado para os mais importantes postos de liderança, porque tem a capacidade para essa difícil tarefa. Os mais perigosos são os estúpidos e diligentes porque são esses os que sempre causam os maiores problemas.

Publicado no jornal A Notícia de Joinville SC

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...