26 de outubro de 2013

Caderno de viagem


Viajar é sempre a oportunidade de viver novas experiências. Ha boas experiências e outras nem tanto. Uma das que não recomendo a ninguém é a perda da bagagem, numa viagem internacional.

O viajante frequente esta sujeito a dois tipos de problema, o atraso de bagagem e a perda da bagagem. Em ambos casos ha um prejuízo para o passageiro. No caso do atraso da bagagem o passageiro tem direito a uma compensação de até US $ 300, calculado na base de US $ 50 por dia, para poder fazer frente as despesas necessárias. Em general as companhias aereas mantém um sistema de rastreio de bagagens que rapidamente identifica em que local se encontra a bagagem. Assim é relativamente fácil recuperar a bagagem se estiver rastreada. Neste caso o prejuízo é menor, porque pode quedar reduzido a um simples desconforto. Normalmente a bagagem deverá chegar no voo seguinte.

O problema maior e quando a bagagem se extravia, neste caso a companhia aérea não consegue rastrear a bagagem e desaparece do sistema. Nesse caso o problema é maior. Porque implica a perda da bagagem. E mesmo que a companhia aérea esteja obrigada a ressarcir o passageiro do prejuízo, este não é sempre um processo simples. Cada companhia tem uma forma diferente de tratar o tema e é neste momento que o seu serviço de atendimento ao cliente será posto a prova. O passageiro que tenha tido sua bagagem extraviada pela companhia aérea deve fazer valer seus direitos e exigir a indenização a que tem direito. O valor da indenização dependera do conteúdo, do seu peso e do modelo.

Uma boa dica é além de fazer a reclamação pelos canais competentes e habituais é utilizar as redes sociais, como twitter, facebook e qualquer outro canal disponível. Em geral a resposta do serviço de atendimento ao cliente via redes sociais é mais rápida e melhor que a telefônica.


Minha experiência mais recente com uma bagagem extraviada tem sido com Turkish Airlines e poderíamos dizer que não esta sendo das melhores.  Até poder recuperar parte do prejuízo vai demorar bastante. É hora de ter paciência e persistencia. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...