6 de janeiro de 2013

Os monoglotas (*)


Os monoglotas

O mundo esta ficando menor, e a pesar dos avanços da tecnologia ainda hoje somos uma torre de Babel. O mandarim é o idioma falado pelo maior numero de pessoas, o hindi é o segundo, mas o inglês continua sendo o idioma estabelecido como segunda língua para viajar, fazer negócios e se relacionar. O espanhol é o quarto idioma mais falado com 450 milhões de praticantes e o árabe é o quinto.

Neste quadro é curioso que um grupo de insurrectos se mantenha firme as suas crenças e princípios e continue a acreditar que o mundo é plano, e que não há necessidade de falar outra língua que não seja a materna. A impressão no caso do Brasil é que boa parte deste grupo não superou ainda a fase da língua geral e continuam se expressando numa mistura que se faz ininteligível para a maioria dos cidadãos e que não haja um estimulo ou uma necessidade para que outras línguas sejam aprendidas.

Joinville tomou a iniciativa de implantar uma escola internacional, em que as aulas são ministradas em inglês e português, o que permite imaginar que com o passar do tempo teremos um grupo que fale fluentemente outra língua além do português. Nas escolas publicas também é comum que os alunos recebam aulas de língua estrangeira e com isso nos sentimos satisfeitos e felizes, acreditando que estamos preparados para sobreviver num mundo competitivo e global.

Como o nosso flamante prefeito discursa em alto e bom som que implantará a meritocracia no serviço público, me permito colocar dois bons exemplos de países que acreditam que não há espaço para os monoglotas na sociedade do amanha. Singapura declamada em verso e prosa como um dos países com maior qualidade de vida e maior renda per capita, tem quatro línguas oficiais: O inglês, o malaio, o mandarim e o hindu, funcionários públicos por lá precisam falar fluentemente no mínimo dois. Em Ruanda o governo instauro como língua oficial, além do Kyniarwanda, o inglês que substituiu o francês que foi a língua oficial durante décadas, assim que a maioria de funcionários públicos além da falar francês fluentemente também falam e elaboram todos os seus documentos em inglês, o que confere ao país uma vantagem competitiva frente aos seus vizinhos monoglotas. Aqui se nos aventurássemos a falar espanhol em substituição ao portunhol, já poderia ser um primeiro passo.

Os dez idiomas mais falados no mundo

1º. Mandarim - 1051 milhões - China, Malásia e Taiwan.
2º. Hindi - 565 milhões - Índia, regiões norte e central.
3º. Inglês - 545 milhões - EUA, Reino Unido, Partes da Oceania.
4º. Espanhol - 450 milhões - Espanha e Américas.
5º. Árabe - 246 milhões - Oriente Médio, Arábia, África do Norte.
6º. Português - 218 milhões - Brasil, Portugal, Angola, Moçambique.
7º. Bengalês - 171 milhões - Bangladesh, Nordeste da Índia.
8º. Russo - 145 milhões - Rússia e Ásia Central.
9º. Francês - 130 milhões - França, Canadá, Oeste e Centro da África.
10º. Japonês - 127 milhões - Japão.

2 comentários:

  1. Acredito Jordi...que deveria ser incentivado a língua portuguesa ...já seria uma grande coisa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, só isso já seria um avanço...e incentivar a leitura.

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...