2 de dezembro de 2007

Santa Catarina – Argélia



Quando em 1991 a ACIJ, sob a presidência de José Henrique Loyola, dava inicio, em parceria com a HWK ( Câmara de Artes e Ofícios de Munique e Alta Baviera ) e as Associações Comerciais de Blumenau e Brusque, ninguém poderia imaginar a dimensão e os resultados que o projeto de formação de Núcleos Setoriais chegaria a alcançar.

Da iniciativa pioneira das três Associações empresariais do Norte de Santa Catarina, hoje mais de 500 associações de todo o Brasil, mantem e desenvolvem Núcleos Setoriais, das mais variadas atividades econômicas, envolvendo hoje, mais de 50.000 empresários só no Brasil.

O modelo que se disseminou primeiro por toda Santa Catarina, depois pelo país, hoje esta sendo implantado em paises tão distantes como África do Sul, México, Sri Lanka, Uruguai, Chile, Equador ou Moçambique.

O mais recente país, a iniciar atividades com Núcleos Setoriais, é a Argélia, na passada semana, um grupo de 16 empresários e representantes políticos daquele país, visitou Santa Catarina, a convite da Fundação Empreender, para conhecer a realidade que os núcleos da auto-mecanicos de São Bento do Sul, ou de Marceneiros de Brusque, ou de Panificadores de Blumenau, ou dos jovens empresários de Jaraguá do Sul, ou simplesmente o trabalho realizado pelos consultores da Associação Empresarial de Joinville.

Nada foi mais esclarecedor, para os presidentes e diretores das associações empresariais argelinas, participantes da missão técnica e para os representantes do Ministério da Micro e Pequena Empresa, daquele pais africano, que poder ver com os seus próprios olhos e escutar da voz dos empresários de Santa Catarina a importância que o projeto tem. Santa Catarina é um referencial internacional, em desenvolvimento organizacional, um modelo a seguir.

Hoje alem dos mais de 50.000 empresários participantes em núcleos no Brasil, outros 5.000 participam em Sri Lanka e já se formaram 15 núcleos em Argélia com mais de 200 empresários associados.

Empresários que tem, em Santa Catarina, um referencial, um modelo e um parceiro.

Parceria, que iniciou nesta semana, e que terá desdobramentos, nos próximos anos, com a ida de empresários catarinenses a Argélia para disseminar, os seus conhecimentos e com a vinda de empresários, daquele pais, para estagiar em empresas catarinenses, construindo uma ponte de amizade e parceria entre os dois paises.

Publicado no Jornal A Noticia 17 /12 /2007

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...