2 de dezembro de 2007

O aumento do IPTU



Em recente entrevista a imprensa, Paulo Skaf, presidente da poderosa Federação das Industrias de São Paulo, declarou, que “o governo arrecada muito e gasta muito e gasta mal” a afirmação não é novidade, mais é significativa, no momento em que as entidades empresariais, com diversos tipos de intensidade e comprometimento se engajam, numa luta não só contra a renovação da CPMF, como contra o aumento dos impostos de uma forma geral e contra a voracidade do estado.

A fúria arrecadadora dos nossos administradores públicos, esta mais ligada ao aumento desenfreado da estrutura publica e ao fato de gastar mal, gastando muito no custeio e ficando sem recursos para as obras de infra-estrutura e para os investimentos tão necessários para o pais.

No caso de Joinville, algumas noticias recentes, merecem atenção, a primeira é a informação que o IPTU, devera aumentar para o próximo ano, mais de 50 %, acima da inflação, por conta de uma nebulosa desatualização histórica, que nunca se atualiza definitivamente e que serve, sempre para dar mais uma mordida, no contribuinte.

Outra informação traz a luz, que a maior empregadora do município, é a nossa prefeitura que com aproximadamente 12.000 funcionários, aos que ainda é preciso somar os professores, uns 1.200 e os ligados a Conurb, em resumo, quase três vezes mais, que as maiores industrias da cidade, logicamente a maior “empresa” da cidade precisa ser uma voraz, maquina de arrecadação.

Para concluir, a declaração surpreendente do presidente da ACIJ, considerando “aceitável” um aumento superior a 50 %, para o IPTU. Não parece aceitável, que não exijamos do poder publico os mesmos critérios de produtividade, eficácia e eficiência, que o setor privado pratica, querer justificar o inaceitável é difícil de aceitar.

Claro, que o Brasil, é um pais cheio de contrastes, em quanto alguns setores empresariais, se empenham em frear a sanha arrecadadora, exigem redução de custos e melhoria da eficiência da maquina publica, outros se empenham, com muito menos entusiasmo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...