10 de abril de 2013

O tomate (Solanum lycospersicum) (*)


O tomate tem sido promovido temporariamente no Brasil a categoria de iguaria. O preço irreal que tem alcançado no mercado local tem feito que esta fruta passe a ter um status equivalente ao de um bom pedaço de picanha ou até que tenha sido elevado a condição de objeto de desejo por alguns consumidores. Em quanto alguns restaurantes declaram abertamente a guerra ao tomate, ou melhor dizendo ao seu valor excessivo e evidenciam o seu militantismo anti-tomatil retirando do seu cardápio todos os pratos que o incluam na receita, outros o promovem ainda mais e o colocam ao mesmo nível que o caviar, a carne de kobe, as angulas ou a centolha do Pacifico.

A verdade é que sabemos muito pouco sobre o tomate e que este é um bom momento para aprofundar o nosso conhecimento sobre esta fruta, originaria da América tropical, que foi levada para Europa pelos espanhóis e incorporada a sua cozinha e introduzida em toda a gastronomia mediterrânea graças aos seus laços históricos e comerciais de Istambul a Sardenha, passando por Argel ou Corfú.

O tomate ou xitomatl se o denominamos pelo seu nome azteca, deu origem a festas típicas que o tem como protagonista, a mais conhecida e a Tomatina, realizada no mês de agosto em Buñol, na Espanha. Se calcula que durante a festa são utilizados mais de 150.000 tomates, como projeteis numa batalha incruenta em que as únicas vitimas são as 30 toneladas de tomates.

No mundo todo se produzem mais de 150 milhões de toneladas de tomates, o que representa 50 milhões de toneladas mais que a segunda fruta mais popular, a banana. Existem mais de 10.000 variedades de tomates, em cores que vão do púrpura ou rosado ao amarelo ou branco. O seu tamanho varia dos 5 milímetros do Tomberry aos mais de 1,5 quilos da variedade Ponderosa.

No Brasil hoje o tomate esta mais em evidencia por ser um indicador da volta da inflação e por representar o retorno de uma época que para muitos parecia definitivamente relegada ao nosso passado que pela riqueza de vitaminas A, C e K, pelo seu conteúdo de licopeno, um poderoso antioxidante que ajuda a reduzir o risco de câncer e de enfarte.

Se não fosse pelo seu protagonismo repentino, muitos continuariam sem saber que o tomate é uma fruta, a pesar de comumente confundido com um legume ou um vegetal, pelo seu uso disseminado como ingrediente principal em molhos, saladas e pratos deliciosos da cozinha mundial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...