2 de outubro de 2007



Remember Winston

“Lembrem de Winston Churchill “, uma placa de pedra, com estes enigmáticos dizeres, recebe aos visitantes que adentram na Abadia de Westminster pela porta oeste.

A placa é a homenagem que a Rainha e o Parlamento britânico ofereceram ao que foi o seu líder e guia, nos seus momentos mais difíceis. No período crucial da Segunda guerra mundial, com o Reino unido ameaçado pela maquina de guerra nazista.

Num momento em que o pais se encontrava frente ao seu maior desafio histórico, eis que surge um líder que faz renascer a esperança e conduz o pais através de um longo caminho de sacrifício, em que prometeu “Sangue, suor e lagrimas “ mais que garantiu a sua sobrevivência. Uma mensagem para as futuras gerações.

Nós não temos uma Abadia de Westminster em nossa cidade e tampouco sofremos experiências tão traumáticas como as que os britânicos tiveram que enfrentar, como a terrível experiência de uma guerra.

Mas não nos faltam lideres que de uma forma exemplar se constituem em referencia, em momentos difíceis, cidadãos que de uma forma extraordinária, se constituem nos alicerces de uma sociedade, que tem no empreendedorismo, no trabalho, na honestidade, na solidariedade e no trabalho comunitário os seus pilares.

Ousarei colocar três nomes de joinvillenses ilustres que se constituem modelos referenciais e que exemplificam os valores que alicerçaram a nossa comunidade, não como únicos representantes deste seleto grupo, mais como reflexão, para colocar nos nossos corações a nossa placa de homenagem “lembrem de ....” como uma mensagem que transcende o tempo e serve de alerta aos joinvillenses do futuro.

Wittich Freitag, Jose Henrique Carneiro de Loyola e Baltasar Buschle, Joinvillenses natos ou não que escolheram esta cidade e esta comunidade para empreender o caminho da sua vida, que nela constituíram família, que bem sucedidos, na sua vida profissional, ainda tiveram e tem tempo para se dedicar a promover o associativismo e benemerência e a solidariedade. Que ainda num sacrifício adicional dedicaram parte das suas vidas a servir a sua comunidade na vida publica, aceitando o desafio de construir uma cidade melhor. Frente a omissão da maioria e o afastamento dos melhores, se faz preciso reflexionar, sobre o modelo de sociedade que estamos construindo e das referencias que estamos legando aos nossos filhos. Quando a maioria cala e se omite, a sociedade perde.

Três belos exemplos para lembrar.

Publicado no AN Cidade

2 comentários:

  1. Gostei!!! Muito bom!!! Só me senti frustrado quando não vi o nome do Eka, mas, no contexto, de fato os 3 nomes são mais representativos.
    Não faça como eu, quero ver produção neste blog...
    Parabéns e um abração.
    JUNQUEIRA

    ResponderExcluir
  2. Jordi

    Serei superlativo no elogio..ESPETACULAR! Este é um superlativo que faz bem. Esta é uma iniciativa de quem faz a diferença. Muito boa a idéia, muito bom gosto e muito pertinente. Acertou na mosca os tres nomes.Existem outros, certamente, mas estes fizeram a diferença.

    Sucesso

    SERGIO GOLLNICK

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...