6 de maio de 2014

Estacionamento rotativo e o rebaixo do meio fio


A Joinville dos contrastes e dos contrassensos continua sem licitar o estacionamento rotativo, e la se vão outros tantos meses. O pior é que ninguém parece muito preocupado. Más línguas dizem que não há interesse em licitar para desestimular o uso do carro no centro. O objetivo é incentivar o uso do transporte coletivo.  Há também quem acha que daqui a nada nem será necessário o estacionamento rotativo, com todos os meio fios da cidade rebaixados, não será só o passeio o que desaparecerá, tampouco teremos estacionamento ao longo do meio fio. Sem meio fio o estacionamento desaparecerá também.

Joinville não deveria disputar mais o titulo de Capital da Dança, ou da Cidade das Bicicletas, nem da Cidade das Flores, Joinville tem tudo para ser declarada pela Unesco a capital mundial da Lei de Murphy, a popular lei da administração que diz num dos seus artigos que não há nada tão ruim que não possa piorar. Nesse quesito Joinville esta sempre superando-se. Quando parece que atingimos o fundo do poço, descobrimos que o fundo esta muito mais embaixo. Um dia é o estacionamento rotativo, no seguinte é um projeto de lei absurdo que privilegia o automóvel ao pedestre e é aprovado sem maior debate e sancionado com rapidez pelo prefeito que veio para mudar a cidade e foi mudado pela velha política de sempre. Depois são as obras que não terminam, o dinheiro que nunca chega ou as licitações que nunca ficam prontas ou nunca saem no prazo. Sem esquecer-se da sucessão de novos erros e patifarias com que somos surpreendidos a cada dia.


A lei que permite o rebaixo do meio fio é uma excrescência urbana, atenta para o bom senso e vá contra todos os princípios de uma cidade com maior qualidade para os pedestres, em quanto o mundo já acordou para qual é o lugar que o automóvel deve ocupar nas cidades do futuro, aqui ainda estamos indo na contramão, achando que o automóvel deve ser priorizado pelo planejamento urbano. Como diz a lei de Murphy não há nada que tão ruim que não possa piorar, Joinville e a sua gestão urbana é o melhor exemplo disso. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...