1 de maio de 2014

Revogue-se o bom senso

Revogue-se o bom senso

Não há limite na ânsia de retroceder até a idade das trevas, os denominados antropocentristas cedem espaço para a sua ala mais radical os “imovelcentristas”.

Os imovelcentristas lançam uma nova ofensiva em que a ignorância e a idiotia são suas bandeiras de batalha. Esta demonstrado que a verticalização e o adensamento comprometem a qualidade da vida das cidades, edifícios mais altos reduzem a insolação e a ventilação, fazem as cidades mais insalubres, propiciam doenças e aumentam a poluição. A insuspeita OMS (Organização Mundial da Saúde) produz normas e parâmetros para garantir um mínimo de insolação de modo que mesmo nas cidades verticalizadas os seus habitantes possam receber 2  horas de sol no solstício de inverno.

Além dos percentuais mínimos estabelecidos pela OMS há também critérios e normas técnicas específicas, normas ISO, como a 6241 e NBRs, como a 10152 e a 15575. Para definir toda esta serie de requisitos e critérios estabelece ângulos máximos de obstrução, níveis máximos de intensidade sonora, de permeabilidade do vento, disponibilidade de áreas verdes, trajetos a serem percorridos a pé, distancia mínima entre as unidades habitacionais e os pontos de ônibus, princípios de segurança urbana referente a mobilidade e a e alturas de construção a serem seguidos na legislação urbanística, há uma relação direta entre a altura permitida e a largura das ruas, o que os técnicos denominam a calha da rua. Para poder aumentar a altura dos prédios é preciso que as ruas sejam mais largas, assim não se compromete a insolação.


Aqui em Joinville tem sido dado a ordem de ignorar a OMS, as ISO e as NBRs, estas organizações tão nocivas aos interesses defendidos pelo setor especulativo, o grupo conhecido pelo apelido da “Gangue do Tijolo”o os “Talibans do Concreto”. A falta de bom senso em geral deveria fazer supor que alguém que o tivesse proporia que a LOT cumpra os coeficientes mínimos propostos pelas normas técnicas e o bom senso para reduzir a cobiça dos de sempre e que seja possivel preservar um mínimo da salubridade e qualidade de vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...