10 de setembro de 2013

Prefeito entrega o projeto da LOT ao Comité Executivo do Conselho da Cidade

As coisas não são sempre como parecem ser, de fato há mais esforço e trabalho em querer que pareçam o que não são que em que sejam como devem ser. O caso da LOT é um bom exemplo disso.

O prefeito Udo Dohler escolheu entregar o projeto da LOT ao Comité Executivo do Conselho da Cidade, em lugar de fazer uma entrega formal na reunião de amanha do Conselho da Cidade. Desprestigiou com a sua atitude o trabalho de TODOS os conselheiros e preferiu fazer uma entrega no gabinete a um grupo formado majoritariamente por gente que lhe é muito próxima. 

Há quem poderia achar que o prefeito "correu do pau" ao evitar o plenário do Conselho da Cidade. Se o tivesse feito, poderia ser questionado sobre porque não prestigiou, nem enviou representante a nenhuma das Consultas Públicas realizadas nos bairros de Joinville, para as que foi formalmente convidado. Deve ser de seu conhecimento que nem as Faixas Viárias, uma das genialidades da LOT foram rejeitadas por unanimidade por mais de 400 pessoas e as ARTs tampouco foram aprovadas pelos participantes das Consultas Públicas. O prefeito esta priorizando a teimosia ao bom senso e pode se incomodar mais do que imagina com esta sua atitude.

Conselho da Cidade recebe projeto da Lei de Ordenamento

Joinville,
10/09/2013 17:24:24

O prefeito de Joinville, Udo Döhler, encaminhou formalmente nesta terça-feira (10) ao Conselho da Cidade o projeto da Lei de Ordenamento Territorial, que irá estabelecer as normas de uso e ocupação do solo da cidade, do perímetro urbano à área rural.

A entrega do documento ocorreu no Gabinete do Prefeito perante o Comitê Executivo do Conselho da Cidade, formado por representantes de cada um dos sete segmentos que integram a entidade – poder público, entidades profissionais, acadêmicas, empresariais, sindicais, movimentos populares e organizações não governamentais.

O projeto foi recebido pelo presidente do conselho e do Ippuj (órgão do planejamento de Joinville), Vladimir Constante, que pretende devolvê-lo ao Poder Executivo com parecer do Conselho da Cidade até o mês de novembro. “Na verdade, não existe prazo. É a nossa estimativa. No momento seguinte, antes do projeto seguir para a Câmara de Vereadores, a Prefeitura irá realizar audiências públicas nos bairros”, explicou o presidente.

“Queremos enviar para a Câmara com a maior brevidade possível, quem sabe ainda este ano”, afirmou o prefeito Udo Döhler, destacando como um dos pontos vitais para o desenvolvimento urbano de Joinville a criação de três áreas rurais de transição, chamadas de de ARTs, na Estrada de Ilha, no bairro Jarivatuba e às margens da BR-101 onde estarão a Universidade Federal e a fábrica da GM.

Na reunião do Conselho da Cidade desta quarta-feira, será traçada a estratégia de tramitação do projeto da LOT, tendo como ponto de partida a avaliação do projeto por cada uma das quatro câmaras setoriais: 1) Ordenamento Territorial e Integração Regional; 2) Promoção Econômica e Social; 3) Qualificação do Ambiente Natural e Construído; e 4) Mobilidade Urbana.


Segundo o presidente Vladimir Constante, existem alguns pontos de destaque no projeto da LOT como o maior adensamento das faixas viárias, a criação das áreas rurais de transição e criação de mecanismos que reduzam o potencial construtivo, que cairá de 450 milhões de metros quadrados para 250 milhões de metros quadrados. “Temos de entender a cidade como um organismo vivo e prepara-la para se desenvolver com equilíbrio e qualidade de vida para os próximos 20 ou 30 anos”, destacou Constante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...