25 de outubro de 2011

Mercado de oferta e procura



A sociedade moderna esta construída na base de um mercado de oferta e procura, tem sempre alguém ofertando e alguém procurando.  Fazer o encontro entre o que uns procuram e aqueles que oferecem é o principio do desenvolvimento. A diversidade da humanidade permite que o mercado se mantenha permanentemente movimentado, que haja uma entrada constante de novos produtos, que produtos tradicionais continuem em alta e que todos sejamos ao mesmo tempo ofertantes e demandantes.

Os preços são estabelecidos pela livre concorrência, a maior oferta preços mais baixos, a maior demanda os preços aumentam. Algumas vezes se produzem desequilíbrios que são aproveitados pelos oportunistas que conseguem, em pouco tempo, grandes fortunas. Alguns produtos que ultimamente tem tido os seus preços alterados de forma significativa no mercado local são:

- Valores morais de detentores de cargos públicos, o seu valor de mercado é elevadíssimo pela raridade. Em alguns casos estes valores se consideram extintos e alcançam a categoria de produtos míticos, equivalentes ao preço da grama de chifre de unicórnio.

- Eleitores de pré-candidato a prefeito. De continuar o ritmo teremos mais pré-candidatos que eleitores. Tem caso de candidato a prefeito que deve ter menos voto que muito suplente de vereador.

- Obras municipais concluídas no prazo e no orçamento, são mais raras por aqui que o leopardo do Amur. Os mais críticos as consideram tão pouco comuns como os trolls e as fadas, o seu preço caso sejam encontradas seria o de dezenas de milhares de votos.

- Verde urbano, nem com a inauguração do primeiro e único parque da cidade, se minimiza o impacto de anos de descaso com o verde urbano. Arborização urbana em Joinville é produto em risco de extinção. Greenpeace propõe que seja incluído no livro vermelho das espécies ameaçadas.

Outros produtos tem tido os seus valores totalmente depreciados, ninguém paga nada por um buraco na rua, uma rua completamente esburacada não é mais noticiada. Um dia com índice pluviométrico acima da media histórica dos últimos cinco ou dez anos é tão comum que também perdeu o seu valor. Poderíamos também incluir nesta lista mudanças de zoneamento para atender interesses pontuais, são hoje tão corriqueiras que as audiências publicas são feitas no atacado, com vários temas importantes sendo colocados numa única audiência, num trabalho de alta eficiência, para dar conta do, que no passado, era tratado como excepcionalidade.


Publicado no jornal A Noticia de Joinville SC

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...