12 de novembro de 2021

A Fábrica de multas




Por muito que alguns insistam em que não há uma fábrica de multas em Joinville, as evidências insistem em mostrar o contrário. Há vários motivos para que a fábrica funcione a pleno vapor. O primeiro é a necessidade de arrecadas para pagar salários e despesas do DETRANS, o perverso modelo que destina parte do dinheiro arrecadado com as multas para pagar o custei do DETRANS obriga a multar para poder pagar as contas.

A situação ficou mais grave quando venceu o contrato da fiscalização eletrônica, o que o motorista da vila conhece por radares ou pardais. Sem um novo contrato Joinville deixa de arrecadas mais de R$ 1.000.000 por mês, aproximadamente R$ 15 milhões por ano. Dinheiro que está fazendo falta. O que pode explicar a sanha fiscalizadora do DETRANS , representado por este agente de transito que com a caneta na mão se aproveita de um cruzamento confuso, sem sinalização horizontal adequada, com um sinaleiro com tempos curtos e com motoristas desavisados para faturar alto.

Esta deve ser a justificativa para que os agentes de transtito, nunca estejam presentes onde são necessarios, agilizando a fluidez, orientando os motoristas, redirecionando o transito quando houver obras ou interrupções. Devem estar ocupados demais multando. 

Há quem assegura que os agentes de trânsito têm cotas de multas a cumprir, o secretário da SEPROT assegura que não há cotas a cumprir. Difícil de comprovar, mas o vídeo deixa claro que não há a menor vontade de querer disciplinar o trânsito, que a ação dos agentes é punitiva e que o direcionamento da secretaria e do departamento de trânsito é arrecadatório.

A função dos agentes de trânsito deve ser prioritariamente a de fazer que o trânsito seja mais seguro, mais fluido e contribuir para a educação de motoristas, ciclistas e pedestres. Alguns insistem em que a melhor educação vem pelo bolso e assim acabam apoiando a atitude truculenta, desavergonhada e covarde dos agentes multando sem que haja a mínima possibilidade de defesa do cidadão.

Em cidades em que o cidadão é prioridade os agentes param os infratores, explicam qual foi a infração cometida, justificam, educam e multam. Ninguém está aqui defendendo a impunidade. Infrações devem ser punidas. Mas o objetivo primordial do Código Brasileiro de Trânsito tem a finalidade óbvia de orientar o trabalho das autoridades de trânsito na organização da circulação de veículos nas vias públicas. com vistas à segurança, à fluidez, ao conforto, à defesa ambiental e à educação para o trânsito, fazer uma leitura exclusivamente punitiva é um erro estimulado pela necessidade de arrecadar. 

3 comentários:

  1. Jordi, é uma ação condenável do agente público. Será que é orientação ou é uma conduta própria do agente que, empoderado e sem nenhuma formação educativa, faz a seu bel prazer a autuação de forma punitiva?

    ResponderExcluir
  2. E se o motorista estiver bêbado é melhor não multar porque pode ser o dono do partido Novo dando um passeio. Sabe como é. Chefe a gente alivia.....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Orwell no seu famoso "Animal Farm" descreveu com precisão que todos somos iguais e alguns são mais iguais que outros.

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...