23 de abril de 2019

Que desastre



A gestão Udo Dohler tem sido chamada de desastre a nível nacional. O que era um segredo a vozes em Joinville agora ganhou escala nacional. Não há como esconder mais a nudez do rei. O vídeo do Luciano Hang, proprietário da rede de lojas Havan caiu como uma bomba na cidade e torpedeou qualquer aspiração de por panos quentes no desastre que é esta administração municipal.

Ao super gestor lhe começaram a crescer os anãos já faz algum tempo, mas como a vila é provinciana não foi difícil abafar as poucas vozes dissonantes. A mídia local é sensível aos agrados e as verbas da Secretaria de Comunicação e não tem dificuldade para não noticiar o que até agora circulava só a boca pequena. Os primeiros furos no casco da batera começaram quando os joinvilenses, tradicionalmente pacatos e apagados, sentiram no bolso a conta da COSIP, demorou, mas finalmente chegou. A maioria de vereadores que votaram a favor do aumento absurdo da COSIP, transvestida de mudança de cálculo, perceberam tarde demais o tamanho da bobagem que fizeram quando votaram a favor do aumento perverso e exorbitante. Na medida que se aproxima 2020 e os vereadores começam a identificar claramente sinais nas suas bases que o eleitorado esta muito insatisfeito e ganha corpo um movimento de rejeição aos vereadores que votaram a favor do aumento ou que compõem a base do prefeito, alguns começaram a mudar o tom de seus discursos.

Luciano Hang disse em alto e bom tom o que todos sabemos, que a Prefeitura de Joinville é um desastre. Mas seu desabafo é injusto porque a prefeitura já estava se mobilizando para criar uma lei especifica para atender os interesses particulares da Havan, um projeto de lei  para atender a um imovel em particular, um casuísmo, que nos corredores da Câmara tem recebido o apelido carinhoso de “Lei Havan”, um mimo costurado a varias mãos, para atender especificamente os interesses dos que utilizando o amparo da “mineração”, aproveitaram e rebaixaram a Cota 40, até faze-la desaparecer e aterraram baixadas e nascentes, com o barro dos morros até acabar com qualquer traço de natureza que pudesse ainda sobreviver. 



A proposta elaborada pelo executivo propõe passar um pano sobre os desatinos realizados, amparados pela legislação e pelas consultorias, sempre solicitas e pertinentes dos que de manhã cumprem a lei e de tarde mostram como burlá-la. A chamada “Lei Havan” abre um precedente perigoso e representa uma ameaça para a Cota 40, para as áreas verdes ainda remanescentes no perímetro urbano e é um estímulo ao retrocesso ambiental.

Faria mais por Joinville o executivo se em lugar de tentar resolver o “problema” causado pela esperteza dos malandros, utilizassem este exemplo para dar um recado claro que este tipo de ações não tem lugar, nem vez em Joinville. Que em lugar de ser anistiados e premiados com mudanças pontuais de zoneamento que permitam o que para os outros está proibido, propusesse a recuperação ambiental da área e sua manutenção como área de preservação, melhor ainda que fosse convertida num parque. Mas esta administração olha em outra direção e sempre tem olhado na direção errada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...