22 de junho de 2015

A LOT aportou na Câmara e agora?

Finalmente, e com a impontualidade que caracteriza essa gestão, a LOT (Lei de Ordenamento Territorial) chegou a Câmara de Vereadores, numa primeira leitura chama a atenção as diferenças entre o texto entregue aos vereadores e o apresentado nas audiências publicas. É importante deixar bem claro que as diferenças não ajudam no debate, não simplificam, nem esclarecem as duvidas levantadas nas audiências. O IPPUJ e o governo municipal seguem firmes no seu propósito de confundir para aprovar.

O ponto que mais chama a atenção é o "desaparecimento" no texto das perversas "Faixas Viárias", ninguém deve celebrar a sua retirada, até porque elas seguem la, firmes, fortes e maiores, só que escondidas nos anexos, invisíveis a olhos menos treinados. As FVs são a pedra angular do projeto da LOT elaborado pelo executivo e seu objetivo é o de permitir a verticalização, o adensamento e a implantação de industrias e comercio de porte em praticamente toda Joinville, destruindo quaisquer traço ou arremedo de planejamento urbano e comprometendo qualquer desenvolvimento urbano de qualidade a médio e longo prazo.

Porque as Faixas Viárias foram mantidas, a pesar das manifestações majoritárias pela sua retirada nas audiências publicas? Ou melhor porque foram "escondidas" dentro do galimatias do texto? Essa é una pergunta que deverá ser respondida. O projeto encaminhado é mais perverso que o apresentado nas audiências e fica evidente que o corpo técnico(ou político) do IPPUJ estabeleceu uma relação siamesa nefasta com agentes econômicos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...