24 de agosto de 2014

O que visitar na Alemanha?


Leio que o nosso prefeito viajará a Alemanha nos próximos dias e mesmo que já tenha feito inúmeras viagens internacionais é a primeira vez que viajará na condição de prefeito de Joinville. Defendo com veemência que as pessoas viagem, viajar é a melhor forma de conhecer outras realidades, sair do túnel de pensamento e no marasmo intelectual em que se encontram e Joinville só tem a ganhar. Diferente de outros prefeitos e secretários que a primeira vez que viajaram fora do continente foi depois de eleitos, Udo Dohler é um homem viajado. 

Mesmo assim me atrevo a sugerir algumas visitas que na condição de prefeito não poderia deixar de fazer:

1.       Em Munique visitar o Englisher Garten e assim ter uma ideia bem clara do que é um parque urbano. Aproveitando a estada na capital da Baviera, não deixar de conhecer o centro, ruas e mais ruas fechadas ao transito de veículos, com um comercio forte e com praças, pontos turísticos repletos de turistas.

2.       Se a opção for Freiburg, com pouco mais de 200.000 habitantes e um eficiente sistema de VLT (Veiculo Leve sobre Trilhos), a feira que os agricultores da região promovem na Munster Platz de segunda a sábado, não poderia ficar fora do roteiro.

3.       Poderia inclusive dar uma esticadinha até Munster, a capital alemã das bicicletas, com uma rede de ciclovias de dar inveja a qualquer cidade que se pretende a “Cidade das bicicletas”. Entender a complexa arte de projetar ciclovias para os ciclistas, escolher os melhores caminhos e os mais seguros e promover a integração entre a bicicleta e os demais modais de transporte, pode ser uma surpresa para quem como o prefeito é um defensor intransigente do carro.

4.       Berlim é a bola da vez. Uma cidade moderna, com uma vitalidade cultural, um dinamismo e uma rede de parques. O meio de transporte preferido dos berlinenses, depois de andar a pé e antes do transporte publico é a bicicleta, graças a uma topografia plana e a ciclovias bem distribuídas por toda a capital da Republica Federal de Alemanha.


Se dessas visitas se pudesse aproveitar um 10%, já seria um bom retorno para Joinville, a cidade agradeceria. Me atreveria também a sugerir que não desperdice um único centavo de dinheiro publico, não precisa incluir o pessoal do IPPUJ na viagem. Devem ser quem mais tem feito viagens internacionais nos últimos anos e o resultado segue sem aparecer, devem ser refratários ao desenvolvimento sustentável e a propor para Joinville outras soluções que não sejam as que surjam das suas pranchetas. Convencidos que sabem, perdem a parte mais gostosa da vida, que é o prazer de aprender sempre.

Publicado no jornal A Noticia de Joinville SC

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...