2 de julho de 2014

Livros nos fazem mais livres

Ler mais para pensar mais

Relacionamos a leitura mais com as humanidades que com as ciências, numa cidade como Joinville em que a maioria dos cursos universitários esta voltado para as engenharias e acabam direcionando seus formandos para um mercado de trabalho voltado para a industria pagamos um preço por este direcionamento e especialização do ensino para o mercado.

Quando ciências e letras ou as carreiras cientificas e as humanas se separaram cometeu-se um erro, hoje é comum que o saber cientifico tenha mais prestigio que o saber humanístico. O progresso de uma nação se mede pelo numero de cientistas e de engenheiros, os humanistas são pouco mais que um enfeite, sociólogos, filósofos, filólogos, historiadores são vistos como detentores de um conhecimento pouco útil. Esta simplificação, como todas as simplificações, é perigosa.

Se originam nas humanas os conceitos mais importantes para nossa convivência: a dignidade humana, os direitos, a estrutura política, os modelos de convivência são todos criações humanísticas. O vinculo entre leitura e capacidade intelectual em uma sociedade, que como a nossa, é baseada na linguagem é fortissimo. Ler implica dominar a linguagem, conhecer mais palavras, poder nos expressar melhor e ter um vocabulario mais rico, poder assim comprender melhor e poder defender com melhores argumentos conceitos como a dignidade, o direito, a justiça, a razão. Faze-lo ainda desde perspectivas diferentes de quando abordamos os mesmos conceitos desde o cartesianismo cientifico. Em quanto às humanidades tratam dos fins, as ciências tem se especializado nos meios.


Quando deixamos de ler, empobrecemos nosso vocabulario, estamos contribuindo a que se esqueçam os maiores logros de humanidade, e corremos o risco de voltar a epoca das invasões bárbaras, quando se destruiu boa parte da cultura e do conhecimento occidental. Olhando Joinville e as alternativas que estão sendo propostas, a impressão é que prevalece o pensamento retilíneo e o culto a obtusa simplicidade. Hoje se le pouco e na maioria das vezes e ler se resume a pura e simples leitura de titulares e a pasteurização dos conceitos, estamos empobrecendo culturalmente e como sociedade. A quem interessa esse modelo de sociedade que não lê e tampouco pensa, uma população que não questiona e não debate?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...