14 de julho de 2014

40 - 1



Não, não é o resultado da final da copa entre Argentina e Alemanha, tampouco do jogo do sábado entre o Brasil e a Holanda, esta é a proporção entre joinvilenses é funcionários públicos municipais. Um funcionário para cada quarenta munícipes. Os matemáticos dirão que não é bem assim que são 42, ou 44 dependendo da base de calculo, vamos concordar que esses são números que nunca vão fechar direito, porque a quantidade exata de funcionários públicos é um mistério é pode mudar de acordo com a época do ano, a fonte ou quem pergunte. 

O que ninguém mais questiona é que a prefeitura municipal e todas as fundações, institutos e anexos tem se convertido na maior empregadora do município. Numa cidade que já foi chamada de Manchester catarinense e que fez por muitos anos da industria o seu motor econômico é interessante acompanhar o crescimento constante e sustenido da sua maquina pública.

Aos poucos o numero de funcionários aumenta, e aqui só estamos a falar dos municipais, também tem aumentado os números no nível estadual e federal. O aumento puro e simples da quantidade não deveria representar nada por si próprio, fora a constatação que o aumento não tem parado e que vem superando o crescimento vegetativo da população. O que sim deve preocupar ao cidadão atento é que cresce entre a sociedade a percepção que não tem melhorado a qualidade do serviço prestado pelo município. Ao contrario o município precisa licitar e contratar a maioria de serviços que antes eram prestados pelo quadro efetivo de servidores municipais. Hoje não há com achar alguém para trocar uma lâmpada, recolher o lixo, roçar o mato o cuidar de parques e praças.


 Joinville tem um governo municipal que fez da gestão a sua principal bandeira de campanha. O prefeito e sua equipe tem pela frente, o desafio adicional, da busca da eficiência do quadro de servidores, para que ofereçam os melhores serviços a sociedade que com seus impostos paga seus salários. Os indicadores de gestão, também no caso da gestão pública, são a produtividade, a eficiência, a economicidade e a qualidade. O custo que a sociedade paga pelo que recebe e o grau de satisfação do contribuinte com os serviços públicos oferecidos são a forma como o cidadão pode medir se 1 funcionário para cada 40 joinvilenses é muito ou pouco. 

Publicado no jornal A Noticia de Joinville SC

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...