18 de novembro de 2013

Entendendo o gasto público


Teoria do gasto publico

O contribuinte tem a clara consciência que o governo, não só o daqui de Joinville, também o catarinense e o federal, gasta muito e gasta muito mal. Prestigiosas escolas de negócios têm elaborado estudos que explicam como e porque isso sucede.

Ao fazer uma despesa ou adquirir um bem ou serviço o podemos fazer para uso próprio ou para o uso de terceiros, também podemos fazê-lo utilizando nosso dinheiro ou o dinheiro de outros. Isso nos coloca frente a quatro alternativas básicas.

A primeira é quando adquirimos algo para nós, que será pago com nosso próprio dinheiro. Nesse caso há uma maior preocupação em conseguir a melhor qualidade e pagar por ela o menor preço. Outra situação diferente é quando compramos um produto ou serviço para nos, mas utilizamos o dinheiro de outro para pagar a conta, nesse caso, há uma alta preocupação com a qualidade e uma mínima preocupação com o preço. Queremos a melhor qualidade e não nos preocupa que custe caro.

As outras dois situações são aquelas nas que adquirimos um produto para outro, no primeiro caso, se a compra é feita com nosso dinheiro, nos preocupamos menos com a qualidade do bem que estamos adquirindo, porque não é para nos, mas há um maior interesse em que o preço seja baixo, porque é nosso dinheiro que paga a conta. A ultima situação é aquela em que utilizamos recursos de terceiros para comprar produtos e serviços destinados a outros. Que é basicamente a situação dos governos, que utilizam recursos públicos, por tanto de outros, para adquirir bens e serviços públicos, por tanto para outros. Nesses casos não há preocupação nem com a qualidade, nem com o preço. O resultado é esse que esta aí.


Obras caras, mal feitas, produtos acima do preço do mercado e com qualidade infame. As vezes as coisas são tão fazeis de entender que ofendem ao contribuinte mais atento e revoltam ao cidadão que vê como e porque o dinheiro público corre pelo ralo. Alias é bom lembrar que não existe dinheiro público, existe dinheiro do contribuinte, seu dinheiro, caro leitor.

Publicado no jornal A Notícia de Joinville SC

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...