A aprovação primeiro e a sanção posterior pelo prefeito Udo
Dohler da lei que permite rebaixar o meio fio em toda a frente dos imóveis comerciais
é um retrocesso. Joinville sempre surpreende pela sua infinita capacidade de
retroceder. Se houvesse um premio neste quesito, seriamos campeões sem nenhuma
duvida.
Em quanto a maioria das cidades consideradas modernas,
priorizam o pedestre, especialmente aqueles com algum tipo de necessidade
especial, sejam grávidas, pessoas de idade avançada, mães com carrinho de bebe,
crianças em idade escolar e outros coletivos, aqui a priorização é o carro,
como símbolo de poder. O próprio prefeito nunca tem dissimulado sua visão de
uma Joinville em que cada um tenha o seu próprio carro. Na contramão da tendência
mundial de fazer as cidades mais amigáveis para as pessoas. Há um movimento que
estimula a “walkability” que quer dizer que as cidades se orientem mais para os
pedestres, que sejam mais fáceis de caminhar.
As vantagens de caminhar são enormes, faz que as pessoas
tenham melhor saúde, os espaços públicos ganham qualidade, há uma maior
interação entre as pessoas, a segurança nas ruas aumenta, se reduzem os custos
em infraestrutura urbana, a qualidade do ar melhora e tantas outras que estão disponíveis
para quem quiser se aprofundar no tema.
Aqui em Joinville o caminho é o oposto. Expulsamos os
pedestres das calçadas, priorizamos o carro e fazemos que mais e mais espaços
lhe sejam dedicados, convertendo a cidade num gigantesco “Drive-thru”.
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