14 de novembro de 2013

O rebaixamento do meio fio


A aprovação primeiro e a sanção posterior pelo prefeito Udo Dohler da lei que permite rebaixar o meio fio em toda a frente dos imóveis comerciais é um retrocesso. Joinville sempre surpreende pela sua infinita capacidade de retroceder. Se houvesse um premio neste quesito, seriamos campeões sem nenhuma duvida.

Em quanto a maioria das cidades consideradas modernas, priorizam o pedestre, especialmente aqueles com algum tipo de necessidade especial, sejam grávidas, pessoas de idade avançada, mães com carrinho de bebe, crianças em idade escolar e outros coletivos, aqui a priorização é o carro, como símbolo de poder. O próprio prefeito nunca tem dissimulado sua visão de uma Joinville em que cada um tenha o seu próprio carro. Na contramão da tendência mundial de fazer as cidades mais amigáveis para as pessoas. Há um movimento que estimula a “walkability” que quer dizer que as cidades se orientem mais para os pedestres, que sejam mais fáceis de caminhar.

As vantagens de caminhar são enormes, faz que as pessoas tenham melhor saúde, os espaços públicos ganham qualidade, há uma maior interação entre as pessoas, a segurança nas ruas aumenta, se reduzem os custos em infraestrutura urbana, a qualidade do ar melhora e tantas outras que estão disponíveis para quem quiser se aprofundar no tema.


Aqui em Joinville o caminho é o oposto. Expulsamos os pedestres das calçadas, priorizamos o carro e fazemos que mais e mais espaços lhe sejam dedicados, convertendo a cidade num gigantesco “Drive-thru”. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...