16 de novembro de 2021

Proibiram o petit pavé, a moda agora é o paver

 Em Joinville calçadas de petit pavé (Pedra portuguesa) estão proibidas.

A culpa é do petit pavê. Sim o culpado é o petit pavê, porque sempre há que achar alguém a quem culpar e no caso de Joinville os planejadores urbanos decidiram culpar a centenária pedra portuguesa e a proibiram nos passeios da cidade.

Quando não há fiscalização, nem é feito um trabalho profissional o resultado é uma deteriorização do ambiente urbano, a perda de qualidade é constante e irreversivel. Quando se perde a noção do que é bem-feito e o que é só enjambração os parametros mudam definitivamente. 

É difícil explicar para gênios tão ilustres que há séculos que é usada como calçamento em Portugal, de onde é originaria esta técnica, e no Brasil. Inútil explicar que sempre que seja bem colocada, que a técnica seja seguida, que o projeto seja bem-feito e a fiscalização seja adequada a pedra portuguesa é um material bonito, pratico, acessível e forma parte da nossa cultura. Está aí o calçadão de Copacabana, projeto de Roberto Burlemarx que serviu de modelo para outros calçadões no país e no exterior. Até Miami importou pedras portuguesa do Brasil para fazer seu calçadão no Biscayne Boulevard.  

Os nossos técnicos não conseguem entender tampouco o conceito de bem-feito. Outros conceitos que lhes são estranhos é no prazo, pelo preço orçado e com a qualidade especificada. Por isso e frente a total impossibilidade de entender coisas simples, comuns para a maioria das pessoas como fazer bem-feito dedicam-se com furibundo esforço a proibir o que não conseguem fazer. O resultado é uma cidade cinzenta, cheia de paver, de concreto e cada dia mais feia. Porque como dizia o poeta “Beleza é fundamental”. O esforço do prefeito por deixar a cidade mais florida e colorida enfrenta a mediocridade da equipe técnica que não entende, nem de beleza, nem de flores e aos poucos Joinville continua apequenando-se, planejada por mentes pequenas, medianas que não enxergam além da sua miopia.

E para mostrar que sim é possível ter passeios bonitos feitos com pedra portuguesa aí temos alguns exemplos:

O Largo Benjamim Constant em Florianópolis, SC.


A Praia de Copacabana, RJ.


Ipanema, RJ.

Biscayne Boulevard em Miami, Florida, Estados Unidos

Avenida Beira-rio – Marco Zero de Joinville, SC. 

Ops! Este não existe mais foi destruído pela ignorância.

Agora ficou assim com cara de pátio de posto de gasolina. 



Um comentário:

  1. Show de comentário, parabéns Jordi. Agora é só instalar as bombas de gasolina ali...

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...