14 de janeiro de 2019

Como deixar de ser estúpido.

Como deixar de ser estúpido.

Sei que isso de dar conselhos a quem não os pede é perda de tempo, mas vendo como a vila vai descendo ladeira abaixo, não consigo me manter calado ante tanta estupidez. Agora fiquei na duvida se é só estupidez ou parvoíce? Há além da estupidez muito de arrogância e toneladas de inépcia e Joinville é que paga o preço de tanta incompetência. Mas vamos lá. Vamos fazer uma boa ação e aconselhar ao estupido mor, com deixar de ser estupido ou no mínimo como fazer menos estupidezes
.
Primeiro é preciso esclarecer que estupidez não é o oposto a inteligência, que é possível ser inteligente e estupido ao mesmo tempo. Alias no caso em questão está presente o grau necessário de inteligência para potencializar a estupidez a enésima potência. Estupidez é quando alguém inteligente precisa lidar com situações complexas. Estupido é todo aquele que por não entender ou desconsiderar a informação importante, aquela que é crucial para poder resolver o problema, toma as decisões erradas. As pessoas que se acham muito inteligentes, tem uma predisposição a simplificar as situações complexas e ao faze-lo desconsideram pontos que são cruciais para entender o problema e achar a solução correta.

O que nos leva a cometer erros de avaliação? Por que nós equivocamos ao tomar decisões? Por que é tão fácil cometer estupidezes? Há vários motivos o primeiro é a magia, a ilusão, a fantasia. Não são intrinsicamente ruins. Há na magia truques para nós distrair. O magico nos conduz, utilizando a ilusão, a não prestar atenção naquilo que deveríamos e nós confunde com sua técnica e habilidade. O seu objetivo é nos fazer de estúpidos, para que não percebamos aquilo que deveríamos ter percebido, que aliás está sempre na frente dos nossos olhos. O outro motivo que nos induz a cometer erros são o engano, a fraude, a falcatrua, a tramoia. Nestes casos há maldade na ação e na intenção. Em quanto o magico, o prestidigitador faz de conta e nós sabemos que há um truque, os que usam a mentira, o ardil, a treta, buscam ocasionar um prejuízo, são maldosos.

Há vários motivos que estimulam a estupidez. Esses gatilhos fazem que pessoas normais passem a agir e se comportar de forma estupida e cometam erros que não cometeriam normalmente. Estar fora do seu ambiente natural, imaginar que a administrar uma cidade complexa como Joinville é igual que administrar uma indústria leva a cometer estupidezes. Participar ou formar parte de um grupo é um potencializador da estupidez, quantas vezes somos levados pelo grupo a concordar com posições e temas com os que não teríamos concordado normalmente, se esse grupo é formado por pessoas medíocres agregue três pontos ao potencial de cometer estupidezes. Estar na presença de um especialista ou pior ainda se como é o caso aqui, você se considera um especialista em toda e qualquer matéria ou tema. Neste caso o potencial de estupidez aumenta 10 vezes. Estupidezes ditas por um especialista ou por um grupo de especialistas aumentam o nível de estupidez coletiva. Veja por exemplo a duplicação da Avda. Santos Dumont ou o aumento da COSIP. Quando temos excesso de informação e não conseguimos identificar corretamente o que é importante, transcendental ou crítico. E claro o stress, a fatiga, a pressão. Todos eles contribuem a aumentar a estupidez ou a evidenciar a estupidez natural de cada um. A esses fatores ainda é necessário acrescentar a pressa, a necessidade de agir sob pressão. O pior ainda é que estes fatores são cumulativos e a soma de todos eles leva a níveis exponenciais de estupidez.


Entenderam agora porque Joinville está como esta? Estamos governados por um estupido, rodeado por um bando de outros estúpidos, aconselhado por especialistas. Chegamos ao ponto em que não há mais como esconder a estupidez a quantidade e a frequência dos erros cometidos por gente estupida não podem ser mais ignorados, nem podem ser justificados pela falta de conhecimento ou de experiencia. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...