30 de dezembro de 2015

Buracoville

Buracoville
Teve quem não gostou da carta que popularizou o nome de “Buracoville”, hoje é evidente como este é o nome que melhor encaixa na que foi Cidade das Flores, Chuville e Colônia Dona Francisca. Há cobrança forte dos motoristas para que se fechem os buracos, para que se concluam as obras da Tenente Antônio João, da Piratuba ou da Santos Dumont. Quando a prefeitura trabalha sem data para as suas obras não há muito que dizer. A única coisa a acrescentar é que não há planejamento sem prazo e sem orçamento. Dois quesitos que sistematicamente estão ausentes das obras públicas em Joinville.

O tema dos buracos deveria ser abordado desde outra perspectiva, a de por que há em Joinville tantos buracos? Cidades próximas que tem sofrido tanto com as chuvas não apresentam a mesma situação. O asfalto de Joinville utiliza elementos solúveis na sua mistura?  Há algum motivo para que o nosso asfalto dure tão pouco? Porque na maioria das ruas há mais remendo que asfalto original. A soma de buraco e remendo é maior que a de asfalto, isso quer dizer que alguma coisa esta muito errada. A guerra esta perdida e o termo guerra refere-se as crateras em que as ruas tem se convertido e que fazem que Joinville este visualmente mais próxima de Ramadi ou Alepo na Síria ou do cenário de um filme catastrofista hollywoodiano. Até agora nenhum questionamento sobre a qualidade do asfalto e a durabilidade que deveria ter, estranho. Alias recomendo fazer uma visita aos municípios próximos, para não precisar de diárias e verificar o estado do asfalto em Itajaí, Jaraguá, Balneário Camboriú ou Florianópolis.

Informação de ultima hora. O jantar de homenagem que a Associação de Borracheiros de Joinville oferecerá ao prefeito municipal, no dia 30 de fevereiro, será no salão de festas da Borracharia do Nego. Tenho alguns ingressos à venda. A bebida é por conta do Zé da Borracharia que faz questão de convidar, alega que nunca faturou tanto. A boa notícia é que este é um setor que não conhece crise.

Um comentário:

  1. Tem toda a razão quando afirma que a batalha está perdida. Sim, os buracos venceram. Mas embora eu reconheça que o prefeito Udo está fazendo uma das piores administrações que esta cidade já viu, não acho justo responsabiliza-lo integralmente pelo péssimo estado das ruas.
    Ele poderia sim, ser mais correto e deixar de dar desculpas esfarrapadas ou pior, ficar fazendo propagandas mentirosas.
    Mas de uma coisa não podemos jamais esquecer.
    A pavimentação das nossas ruas vem sendo destruídas há décadas. Praticamente todas as gestões tem enganado a população com pavimentações mal feitas ha pelo menos 30 anos.
    Em Joinville, acostumaram-se a espalhar uma fina camada de péssimo asfalto sobre os paralelepípedos e soltar foguetes inaugurando a "obra".
    E a população sempre aplaudindo.
    Não esqueçamos que as ruas antigas foram (quando foram) preparadas com bases e sub bases adequadas a veículos leves e bicicletas. O tempo passou, o tráfego decuplicou, os caminhões triplicaram a tonelagem mas a base continua a mesma.
    E o máximo que fizeram em termos de manutenção, era espalhar mais uma fina camada de asfalto novo sobre o velho.
    A maioria das nossas ruas já "engoliu" toda a altura do meio fio, trazendo o nivel da rua ao nivel da calçada. Em boa parte o nivel da rua está até mais alto que a calçada.

    Consertar tanta irresponsabilidade e enganação é algo que se assemelharia a uma décima terceira tarefa de Hércules. Só assim.

    Talvez essa seja a principal razão da Prefeitura e seu ippuj insistirem tanto na volta da bicicleta do século passado. Era um tempo em que a pavimentação não sofria e era bem mais barata...
    Eliminando carros e caminhões, o problema estaria resolvido.

    Infelizmente, o espírito da Administração não mudou. Portanto, o problema só irá piorar.
    Triste futuro joinvilense...

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...