24 de julho de 2015

Outro colégio

Outro colégio

Sem ter conseguido resolver o problema ocasionado pela implantação do corredor de ônibus na Avda. JK e o conflito com o colégio, estão dadas as condições para que em breve a mesma situação se repita em Joinville. O Colégio Marista adquiriu um imóvel na Rua Benjamim Constant, no Bairro América, em novembro do ano passado foi apresentado, em audiência pública, no Clube Operário, o EIV (Estudo de Impacto de Vizinhança). O estudo elaborado em 2012 conclui que tanto a via, quanto a operação do colégio estão prejudicados pela falta de investimento em obras estruturais não executadas pelo Poder Público Municipal. E ainda que para minimizar ou evitar completamente os impactos no trânsito previsto no estudo para toda a área de influencia do empreendimento será preciso que se executem as obras previstas desde 1973.

Por se isso fosse pouco, corremos o risco que a instalação do Colégio Marista seja autorizada sem que sejam apresentados os estudos técnicos de dimensionamento de demandas de fluxos de acesso ao empreendimento detalhados e completos e os estudos dos reflexos, na malha viária urbana dos arredores do empreendimento,  decorrentes da implantação dos acessos, dos estacionamentos, das vagas internas e externas ofertadas. Além disso, serão necessárias novas audiências públicas para que estes estudos, quando apresentados, possam ser avaliados e validados.

Justamente para evitar os conflitos e minimizar os impactos que são necessários os estudos de impacto de vizinhança. Também o poder público tem a obrigação de apresentar a sociedade estudos detalhados do impacto que representará cada uma das suas intervenções, a impressão que o cidadão tem e que até agora há mais de achismo que de certeza no que se esta fazendo e o episodio do corredor da JK é um belo exemplo, quanto tempo faz que a situação esta se alastrando? Será que os técnicos não previram o que aconteceria? E se o preveriam porque não foram tomadas as medidas para evitar a situação atual? Com a Rua Benjamim Constant vai se repetir a situação, teremos outro capitulo do corredor da JK?


Assim que em quanto uns vendem balões de ar quente da Joinville dos próximos 30 anos, o Colégio Marista nos lembra que precisamos dos investimentos previstos desde faz mais de 40 anos. A diferença entre a Joinville real e a fantástica é de 70 anos. Um cenário assustador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...