14 de janeiro de 2014

Mais concorrência é melhor?


Ganha corpo à ideia que a licitação do transporte coletivo de Joinville deve prever que tenhamos mais empresas operando o sistema. Que a concorrência é boa e que isso vai pressionar a tarifa para baixo. Se fala muito sobre o transporte coletivo em Joinville é há opiniões para todos os gostos, mas os temas importantes estão sendo mantidos fora do debate, Qual o modelo de transporte para as próximas décadas, seguiremos apostando no óleo e no pneu? Como será feita a integração com futuros modais? Os terminais continuarão por outros 30 anos? Qual a política tarifaria? Entre outros muitos.

 Em quanto estes temas ficam fora da pauta, o poder público vai colocando engodos para manter a patuleia entretida debatendo, a necessidade de que haja mais empresas é dessas ideias que só podem ter surgido das mentes brilhantes que pululam as margens do Cachoeira. Alguém imagina que as três ou quatro empresas que operem o sistema em Joinville competirão entre si? Que oferecerão ônibus com diferentes graus de conforto? Ou que as tarifa de cada empresa será diferente e sofrera o impacto da livre concorrência? Ou alguém imagina os usuários do transporte coletivo esperando no ponto e deixando de subir em um ônibus da empresa X para esperar o próximo da empresa Y? Ou que a qualidade do serviço melhorará por conta de ter mais empresas?

 As empresas que vençam a licitação dividirão a cidade em fatias, operaram linhas diferentes e não concorrerão entre si, porque a tarifa será a mesma em todas elas, para permitir a integração do sistema. Joinville será dividida como uma pizza gigantesca e o obsoleto terminal central continuará sendo o ponto de integração e transbordamento de passageiros. Num modelo vetusto e ultrapassado que obriga ao passageiro a subir e descer do ônibus para facilitar a vida e o negocio das permissionárias. Seria bom sim, que o administrador municipal olhasse o usuário do sistema e começasse a pensar como fazer o sistema de transporte público mais eficiente, moderno, confortável e rápido. Seja ele operado por uma, por dois ou por uma dúzia de empresas. Esse é o debate que Joinville deveria ter. E para o que também estamos atrasados. Assustadora essa nossa capacidade de chegar sempre tarde às coisas importantes.

Publicado no jornal A Noticia de Joinville SC

2 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Muito importante a elucidação do processo de concorrência nesse tipo de serviço.
    Mais importante ainda foi mencionar o que se (não) está fazendo a respeito da definição do modelo a ser adotado. Integração, modais, trajetos, horários, frequencia, essas coisas que dão um trabalho enorme pra calcular, e que político não gosta ou não sabe fazer.
    A única coisa que ouvi até agora sobre modais é voltar à bicicleta. E alguma coisa sobre VLT's
    Quanto à concorrência entre as concessionárias, é só olhar o exemplo de Florianópolis, onde existem umas quatro ou cinco. Cada uma tem um "território" ferozmente marcado. E só.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...