17 de março de 2009

E - Governo



A internet avança em todas as frentes, os governos também tem aderido as vantagens do que se há dado em chamar a E-Governo. Como não poderia deixar de ser a utilização esta voltada a facilitar a vida do governo e não do governado. Pode ser por isto que as áreas governamentais que tenham incorporado esta tecnologia sejam principalmente as voltadas a arrecadação e tributação. Seja a Nota fiscal Eletrônica, o pagamento de Impostos sem sair do escritório e outros avanços unilaterais.


Ainda esta modalidade esta engatinhando e uma negativa de débitos, requer um deslocamento para a prefeitura e o correspondente pagamento de taxa, uma consulta amarela, também precisa ser feita fisicamente, e a maioria dos tramites e solicitações utilizam procedimentos tão primitivos, que mais parecem do inicio do século XX..


No caso de Joinville a prefeitura inovou ao abrir um blog, para democratizar e dar maior transparência ao debate sobre o transporte coletivo e a majoração da tarifa, transcorrido um tempo prudencial, é possível verificar que não é a ferramenta que é importante e sim o conteúdo. O blog do transporte coletivo, não tem permitido aprofundar o debate, praticamente não tem contribuições da sociedade e não é o canal que o executivo imaginava. Falta interatividade, falta conteúdo e falta profundidade do debate. Devemos queimar a iniciativa? Com certeza que não. Devemos sim aprender com os erros e identificar de que forma podemos fazer da internet e do E- Governo uma ferramenta para melhorar a relação com o cidadão.


Neste aspecto temos sim muito para melhorar, aumentar a transparência das ações de governo, permitir que a sociedade se manifeste e possa opinar e fazer destas criticas e elogios, indicadores de qualidade, são caminhos a serem melhor explorados por todos.


Os contribuintes que esperam durante horas a fio, para ser atendidos. Os joinvilenses que não encontram os médicos e os remédios que precisam, na rede municipal de saúde. Os funcionários públicos que atendem bem e também os que atendem mal, podem ser identificados e premiados e punidos, de acordo com o seu desempenho.


O E-Governo, não pode ser só uma ferramenta de arrecadação e sim um caminho para a democratização e o acesso de todos a informação. O caminho é longo e estamos começando a engatinhar nele.


Publicado no Jornal A Noticia

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